Orquesta Interfacultades UC
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Orquestas vocacionales universitarias
Orquestas interfacultades
Andragogía musical
Enseñanza musical
Orquestas formativas University vocational orchestra
Interfaculties orchestras
Musical andragogy
Musical teaching
Formative orchestras Orquestras Vocacionais Universitárias, Orquestra Interfaculdades UC, Andragogia Musical, Ensino Musical, Orquestras Formativas

Como Citar

Garrido Rivera, D. (2025). Orquesta Interfacultades UC: Enseñanza musical andragógica en una orquesta vocacional universitaria. Neuma (Talca), 1, 127–140. Recuperado de https://neumadev.utalca.cl/index.php/neuma/article/view/308

Resumo

Orquestra Interfaculdades UC: ensino musical andragógico em uma orquestra vocacional universitária

Este artigo avalia as práticas de ensaio e os enfoques andragógicos utilizados na Orquestra Interfaculdades da Universidade Católica (OIUC) antes, durante e depois da emergência sanitária causada pela COVID-19. Através de questionários, entrevistas e análises de ensaios parciais, foram identificadas diversas estratégias empregadas pelos tutores técnicos, incluindo a adaptação de metodologias de ensino, a valorização da aprendizagem musical coletiva e o feedback constante. Destaca-se a importância de considerar as experiências prévias dos estudantes e seus contextos acadêmicos, adaptando-se ao contexto em mudança desse período. Os resultados ressaltam a capacidade dos tutores de questionar e gerar novas estratégias andragógicas que atendam às necessidades e realidades dos músicos em formação, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e significativo.

Palavras-chave: Orquestras Vocacionais Universitárias, Orquestra Interfaculdades UC, Andragogia Musical, Ensino Musical, Orquestras Formativas.

PDF (Español (España))

Referências

ASIDES, Asesorías Integrales para el Desarrollo Social (2017). Estudio de Caracterización del Estado Actual de las Orquestas y Ensambles Juveniles e Infantiles en Chile. Santiago de Chile: Consejo Nacional de la Cultura y las Artes.

Bernard, Marcos (2006). “Vínculo y Relación de Objeto”, (1). https://www.intersubjetividad.com.ar/vinculo-y-relacion-de-objeto/

Coll, César, Javier Onrubia y Teresa Mauri (2008). “Ayudar a aprender en contextos educativos: el ejercicio”. Revista de Educación, (346), pp. 33-70. https://www.educacionfpydeportes.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revista-educacion/numeros-anteriores/2008/re346/re346-02.html

Echeverría, Genoveva (2005). Análisis cualitativo por categorías. Santiago de Chile: Universidad Academia de Humanismo Cristiano.

Fundación de Orquestas Juveniles e Infantiles de Chile (2024). “Nuestra Historia. Hace 55 años, Primera Orquesta Sinfónica Infantil de Chile y de Latinoamérica”. https://foji.cl/somos/historia.html

Garrido, Denisse (2022). Enfoques andragógicos en los ensayos de la Orquesta Interfacultades UC: enseñanza instrumental en una orquesta vocacional universitaria. Tesis para optar al grado de Magíster en Educación Artística, con mención en Música, Universidad Nacional de Rosario.

Gibbs, Graham (2012). El análisis de datos cualitativos en Investigación Cualitativa. Madrid: Morata.

Hernández Sampieri, Roberto, Carlos Fernández-Collado y Pilar Baptista Lucio (2014). Metodología de la investigación. México D.F.: McGraw-Hill Interamericana.

Hooker Pardo y Raúl Andrei (2012). Estrategias didácticas para el desarrollo vocal-musical en coros vocacionales. Tesis para optar al grado de Licenciado en Música. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.

Plaza, Francisca (2019). “6 de cada 10 jóvenes que querían estudiar arte optaron por carreras más seguras”. Radio Agricultura:

https://www.radioagricultura.cl/nacional/2019/12/25/6-de-cada-10-jovenes-que-querian-estudiar-arte-optaron-por-carreras-mas-seguras.html?fbclid=IwAR0lVbrKLPbxT6UoGfGXNYlh5Y3VDERpAqzle0HSgidspMQzkpi_pmTH0sE

Sánchez Domenech, Iluminada (2015). La andragogía de Malcom Knowles: teoría y tecnología de la educación de adultos. Tesis para optar el grado de Doctor en Educación, Universidad Cardenal Herrera-CEU.

Simons, Helen (2009). El estudio de caso: Teoría y práctica. Madrid: Morata.

Strauss, Anselm y Juliet Corbin (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Medellín: Universidad de Antioquia.

Varela, Hernando (2022). “Cuatrocientas voces para los cuatrocientos años. Procesos de hibridación e interculturalidad en la primera presentación del Orfeón Universitario de la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina”. Investiga, 5(5), pp. 109-126. https://revistas.upc.edu.ar/investiga-mas/article/view/106/210

Vasconcelos, Enrique (2016). Organización de la actividad artística amateur en la práctica de la música antigua en Chile. Tesis para optar al grado de Magister en Gestión Cultural. Santiago de Chile: Universidad de Chile.

Vivar, Cristina, María Arantzamendi, Olga López-Dicastillo y Cristina Gordo Luis, (2010). “La Teoría Fundamentada como Metodología de Investigación Cualitativa en Enfermería”. Index de Enfermería, 19(4), pp. 283-288. https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1132-12962010000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Yturralde, Ernesto (2022). “Andragogía: Educación del ser humano en la etapa adulta”. https://andragogia.net/andragogia.html

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Neuma (Talca)